E quais as consequências de uma infecção pelo COVID-19 para o nosso coração ?
Essa pergunta está ficando cada vez mais frequente. Com o passar dos meses, a ciência vem mostrando evidências de possíveis complicações cardiovasculares. E essa atenção ao coração existe pois já se sabe muito sobre infecções virais e complicações cardiovasculares.
Toda e qualquer infecção viral vai gerar uma resposta inflamatória grande, que pode se resolver rapidamente ou pode ficar intensa por muitos dias. Eventualmente, após o período de intensidade, o organismo usa as informações sobre a inflamação e pode se confundir, entender que alguma parte do corpo ainda é o vírus, e aí mantém a inflamação neste local. Qd isso ocorre no coração a inflamação fica tão grande no órgão, que ele passa a ter dificuldades de fazer o seu trabalho.
Pode ocorrer também uma agressão direta do vírus ou uma agressão através de mecanismo inflamatórios sistêmicos (formação de trombos em outro lugar do corpo e atingir o coração, por exemplo). Isso pode ocorrer com todos os vírus.
O vírus que causa o COVID-19 também tem tais complicações. Já foi observado que tanto a agressão do vírus no miocárdio quanto a resposta cruzada (aquela que entende que uma parte do corpo é o vírus) podem trazer complicações. Não se sabe ao certo o grau de acometimento, mas observou-se que em pacientes que tiveram complicações, mais de 70% teve algum grau de acometimento cardíaco.
A atenção as inflamações virais devem existir em todas as doenças. Provavelmente no caso da COVID-19, as complicações podem ser mais